Aprenda importar coordenadas topográficas para o AutoCAD

E-mail Imprimir PDF

Neste post vamos aprender importar coordenadas topográficas para o AutoCAD, vamos utilizar do recurso de scripts do AutoCAD, muito usado para Projetos Topográficos, se você deseja aprender mais sobre scripts recomendo você assistir a aula Como criar Scripts no AutoCAD.

 

Estou usando a versão 2013 do AutoACD em inglês, mais o procedimento pode ser feito em outras versões sem nenhuma dificuldade.

Criando o Script:

Vamos pegar as coordenadas X, Y e Z levantadas em campo e digitar em um bloco de notas, veja abaixo como deve ficar:

 

Entenda o que foi colocado no bloco de notas através da imagem:


 

Agora vamos salvar o arquivo com extensão .SCR para que o AutoCAD execute como scrtipt, vamos salvar com o nome coordendas.scr:

 

Pronto! O script foi criado, com o AutoCAD aberto vamos fazer algumas configurações nas unidades do desenho e no estilo dos pontos que irá aparecer na tela do AutoCAD, na linha o comando digite UNITS e pressione ENTER, abriu a janela de unidades de desenho, configure de acordo a imagem abaixo e clique no botão Direction.

 

Na janela que se abre, vamos escolher o ângulo da base como norte, então marque a opção North e pressione OK, na outra janela pressione OK também para que as informações sejam confirmadas.

 

Agora vamos configurar o estilo do ponto, na aba Home, painel Utilities, clique em Point Style.



Configure o estilo do ponto de acordo a imagem abaixo e pressione OK.

 

Agora vamos executar o script no AutoCAD, na linha de comando digite scr e pressione ENTER para ativar o comando SCRIPT, abre a janela Select Scrip, selecionamos o script criado anteriormente e pressionamos OPEN.

 

Pronto! Os pontos já foi lançados na tela do AutoCAD através do script, para que possamos visualizar os pontos vamos utilizar a função Zoom Extents: Digite a letra Z na linha de comando e pressione ENTER, agora digite a letra E e pressione ENTER. Veja o resultado:

 

Você pode utilizar o comando LINE ou PLINE para ligar os pontos com objetivo que forme o desenho da área, recomento você ativar o Modo de SNAP Node, essa opção permite o encaixo do ponto criado ao comando que vamos usar para traçar as linhas.

Vamos ativar o Modo de SNAP Node:

Para abrir a tela abaixo faça o seguinte procedimento: digite OSNAP na linha de comando do AutoCAD e confirme com ENTER, marque a opção Node e pressione ok.

 

Curso online de AutoCAD com foco na construção civil, Certificado Impresso (CH: 60hs) e Suporte de Professores através do CHAT.

 

Ficou alguma dúvida? Post nos comentários que responderemos, até o próximo tutorial.

Aprenda calcular a área de um terreno no AutoCAD

Comentários

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.