Cadista

E-mail Imprimir PDF

Fruto do advento da tecnologia, o cadista é uma profissão em crescimento e transformação na cadeia da construção civil. Esse profissional surgiu quando os softwares CAD (Computer Aided Design ou, em tradução literal, Desenho Auxiliado por Computador) foram disseminados para as pequenas e médias empresas, bem como para os escritórios de projetos e construtoras brasileiras. No início da implementação dessa tecnologia, arquitetos e engenheiros, em meio a suas funções do cotidiano, resistiram a aprender a desenhar com outros meios, subdelegando a função de passar um projeto do papel para o computador para os cadistas.

"Este profissional veio, na verdade, substituir o antigo Desenhista Copista que até o surgimento da era do computador passava a limpo (com nanquim e canetas técnicas) as ideias dos arquitetos, que não tinham tempo para finalizar seus projetos. Hoje, este trabalho continua a ser rea­lizado da mesma forma. Porém, de maneira bem mais ágil e com possibilidades de correções imediatas e cópias bem mais perfeitas, graças a programas CAD", afirma Laerte Galesso, diretor geral da Abra (Academia Brasileira de Arte), que oferece cursos nessa área.

Na prática, o cadista é a pessoa responsável por desenhar ou fazer o projeto em um software CAD, conforme as especificações do projetista ou engenheiro. Ele pode, entre outras atividades, elaborar desenho de plantas, cortes e fachadas, inserir propriedades nos objetos (cores, camadas e espessuras), criar e aplicar cotas e desenvolver projeto para aprovação em prefeitura e até mesmo desenhos cartográficos.

Um bom cadista deve sempre estar atualizado com as novas tecnologias que vão agilizar ainda mais o seu trabalho. Por ser uma profissão aliada à tecnologia, as evoluções dos softwares são constantes e é preciso acompanhá-las para não ficar fora do mercado de trabalho. "Tem que se atualizar, porque a cada dia que passa as oportunidades estão surgindo e faltam profissionais no mercado justamente por conta da desatualização. Com o CAD cada dia é uma novidade". Para acompanhar a evolução, existem cursos online, aulas a distância e até mesmo bons livros.

 

Comentários

@ Copyright 2018, EW7. Todos os direitos reservados.